Pontos importantes para o sucesso da estação de monta

Em alguns meses, terá início mais uma estação de monta, cujos resultados impactarão as fazendas de cria por vários anos. Tamires Miranda Neto, gerente de pecuária da CFM, relaciona alguns pontos de atenção que contribuem para a obtenção de resultados reprodutivos satisfatórios, principalmente relacionados ao manejo dos reprodutores.

A genética deve ser tratada como insumo de produção. Dessa forma, precisa ter qualidade. “É preciso ter muita atenção na escolha dos reprodutores e também do sêmen”, recomenda Neto. “Em certa medida, o touro precisa de mais atenção que a vaca, uma vez que será utilizado para cobertura de várias fêmeas”, diz.

A proporção touro x vaca também é importante. O gerente de pecuária da CFM recomenda colocar 1 touro para cobrir entre 25 e 30 fêmeas. “Um reprodutor para 25 vacas é uma boa média. É importante considerar o tamanho dos pastos e dos lotes e envolver a equipe de manejo da fazenda”.

A fertilidade dos touros precisa ser comprovada. Para isso, é fundamental realizar exame andrológico antes do início da estação. Além disso, é preciso fazer avaliação funcional dos reprodutores para observar cascos, articulações e umbigo.

Neto destaca a importância da equipe da fazenda. “O pessoal de campo precisa revisar os lotes periodicamente para observar a condição dos touros e sua interação no lote. Não basta colocar os touros com as vacas e voltar semanas depois. É necessário ter atenção e fazer as correções de manejo sempre que necessário”, assinala o gerente da CFM.

Também é importante distribuir corretamente os touros. Tamires Neto indica agrupar os touros jovens e evitar de colocá-los em lotes com touros mais velhos. “Os touros mais erados tendem a dominar os jovens e isso pode prejudicar o desempenho dos novos reprodutores”.