Parceria entre CFM e Central Bela Vista apresenta resultados expressivos

A Central Bela Vista, maior central de coleta de sêmen da América Latina, orgulha-se dos resultados obtidos em sete anos de parceria com a Agro-Pecuária-CFM. De 2017 para cá, foram produzidas mais de 650.000 doses de sêmen de 70 touros diferentes. Além de touros já provados, a CFM também envia para coleta na Bela Vista os melhores touros de cada nova safra, reprodutores jovens selecionados para participar do teste de progênie.

Nas últimas três safras, foram produzidas para teste de progênie mais de 22 mil doses, com destaque especial para a seleção de touros 2023: com apenas 19 dias de coleta foi possível alcançar a expressiva marca de 7.054 doses produzidas, resultado excepcional em se tratando de touros jovens com média de 24 meses de idade, muito acima da produtividade média observada para touros de outros programas da raça Nelore.

Além dos destaques em quantidade chama atenção o elevado padrão de qualidade de sêmen produzido pelos reprodutores CFM na Bela Vista. As médias de motilidade progressiva (MP) pós-descongelação, por exemplo, têm sido significativamente superiores aos valores preconizados pelo Colégio Brasileiro de Reprodução (CBRA, 2013).

De acordo com Andre Crespilho, gerente de qualidade da Bela Vista, “tais resultados não apenas reafirmam o compromisso da Central Bela Vista com a qualidade do produto, mas principalmente destacam a alta performance dos touros CFM, que entregam ao mercado o mix perfeito de qualidade genética alinhada a qualidade e fertilidade de sêmen”.

O gerente de pecuária da CFM, Tamires Miranda Neto, comemora os excelentes resultados da parceria entre CFM e Bela Vista: “Temos excelentes resultados com o sêmen produzido na Bela Vista e certeza de que nossos touros estão em ótimas mãos”.

Centro Tecnológico

Além de toda a estrutura para alojamento de touros e coleta de sêmen, a Central Bela Vista conta com um centro tecnológico – o “CT Humberto de Freitas Tavares”, fundado em 2022, com foco na realização de provas de eficiência alimentar em bovinos de corte e leite, bem como experimentação zootécnica. A estrutura do CT é composta por nove piquetes equipados com comedouros eletrônicos e balanças, com capacidade de avaliação de cerca de 300 animais.