No final do mês de março foi realizado mais um treinamento com as equipes de campo das fazendas Lageado e Paiaguás (Aquidauana, MS), dessa vez com a presença do zootecnista Cassiano Pelle, gerente de Serviços Técnicos e Comerciais da CRV.
Pelle transmitiu para o time da CFM uma metodologia de avaliação visual de fêmeas que busca, juntamente com as informações das DEPs, auxiliar na definição dos acasalamentos dos clientes da central. A metodologia se baseia na avaliação de seis características: aprumos, ossatura, pigmentação, frame, racial e harmonia e visa não apenas corrigir eventuais deficiências de fêmeas do plantel, como também contribuir para o avanço genético do rebanho como um todo.
Nessa mesma oportunidade, o gerente de pecuária da CFM, Tamires Miranda Neto, e o geneticista da USP, José Bento Ferraz, reforçaram com a equipe das fazendas todos os procedimentos de controle do rebanho e de coleta de dados que são a base do programa de melhoramento Nelore CFM.
“A disciplina na condução das atividades diárias, como formação e manejo de lotes, coleta de informações ao nascimento, pesagens é essencial à qualidade dos dados com os quais trabalharemos mais tarde para predição das DEPs”, enfatiza José Bento Ferraz. “E essa mesma disciplina é um dos grandes diferenciais do programa de seleção da CFM”.
Participaram do treinamento o gerente das Fazendas Lageado e Paiaguás, Rodrigo Diniz dos Santos, o assistente Ademir Batelo e também capatazes e auxiliares. Segundo Tamires Neto, “esse é o momento de transmitir informações e também de debater com nossa equipe sobre os principais procedimentos de nossa operação pecuária, para que juntos possamos melhorar a cada ano”.