A gestão dos custos dos projetos pecuários está no topo das preocupações dos criadores brasileiros. É o que comprova levantamento feito pela Embrapa, Unipampa e NESPro/UFRGS, que ouviu 1.630 pecuaristas de corte de 542 municípios espalhados pelo país: 57,6% dos produtores consultados mencionaram os custos como um item extremamente prioritário para a atividade.
O questionário englobou 39 perguntas em cinco diferentes áreas do conhecimento: saúde e bem-estar animal; nutrição animal e forrageiras; melhoramento animal; ciência e tecnologia da carne; e gestão e sistemas de produção.
Entre os itens prioritários destacados pelos produtores está a seleção animal baseada em índices econômicos, que teve índice correspondente a 30%, o que demonstra a preocupação dos pecuaristas com a qualidade dos reprodutores utilizados na propriedade.
Conforme o professor da UFRGS e coordenador do NESPro, Júlio Barcellos, os resultados da enquete são fundamentais para orientar a pesquisa a dar respostas assertivas para o setor rural e a sociedade, de forma a otimizar recursos e ser eficiente no desenvolvimento de tecnologias.
Fonte: Embrapa com alterações da Equipe CFM