A reportagem foi publicada na agência Reuters. Ela informa que “entre 30 tipos de produtores rurais brasileiros, os pecuaristas apareceram como os mais interessados em investir em novas tecnologias para ampliar a produtividade”. Mais de 50% dos criadores de gado elencaram a busca do aumento de arrobas por hectare como prioridade, de acordo com estudo realizado pela empresa de pesquisa Inteligência no Agro (INA).
Segundo o jornalista Roberto Samora, o levantamento ao qual a Reuters teve acesso foi feito em julho com quase 500 produtores rurais em todos os estados. Cerca de 40% dos participantes são pecuaristas.
“O tema do aumento de produtividade é tão importante para esta categoria como o pagamento de financiamentos já tomados. Uma parcela também disse que buscará priorizar o processamento da própria produção, assim como a agregação de valor”, aponta a matéria da agência.
A pesquisa foi realizada em um momento em que o ganho de produtividade na pecuária é apontado como uma das formas de combater o desmatamento, assunto que tem mobilizado ações de frigoríficos em busca de maior sustentabilidade na cadeia produtiva diante da forte pressão internacional. Preços recordes da arroba bovina no Brasil, acima de R$ 250,00, conforme indicador Boi Gordo CEPEA/B3, também são incentivo para melhorar a produtividade.