Passo a passo importante para obter o máximo dos reprodutores

Entre as categorias bovinas envolvidas na reprodução, a dos touros é a mais relevante. Isso se deve a seu potencial reprodutivo e o impacto que provocam no resultado econômico da fazenda. Por meio da monta natural, por exemplo, cada touro produz 20 a 30 filhos por ano. Quando a técnica empregada é a inseminação artificial, esse número se multiplica, podendo chegar a centenas de indivíduos por ano.

Por isso, é muito importante comprar genética oriunda de programas de melhoramento com qualidade certificada.

Quando trabalhamos com monta natural, o investimento nos touros, além de geneticamente importante, é financeiramente relevante. Por isso, com o objetivo de melhorar o desempenho dos touros e aumentar a sua produtividade, algumas recomendações importantes para o manejo podem ser adotadas.

Para os touros recém adquiridos, a atenção já começa no desembarque na fazenda. Verificar o estado geral dos touros é o primeiro passo para uma boa adaptação do reprodutor ao novo ambiente. Qualquer anormalidade deve ser imediatamente comunicada ao fornecedor.

Recomenda-se fazer adaptação dos touros em pasto de boa qualidade com água e sal mineral à vontade, por período mínimo de 2 semanas, antes de colocar com as fêmeas.

Iniciada a estação reprodutiva, os touros jovens não devem ser colocados em lotes de fêmeas juntamente com touros mais velhos, pois os mais velhos tendem a se comportar como dominantes e impedem o desempenho reprodutivo adequado dos jovens.

Os animais em serviço devem ser observados periodicamente, a cada 2 ou 3 dias, para se evitar problemas com dominância dos touros no grupo de manejo e observar alterações indesejáveis. Durante essa observação, deve-se juntar todo o lote de touros e fêmeas, prática conhecida como “fechar rodeio”, ajudando os touros na identificação das fêmeas em cio e diminuindo algum efeito negativo de touros dominantes. Por se tratar de animais jovens, recomenda-se manter uma proporção touro:vaca entre 1:25 e 1:30.

Como os touros jovens ainda estão em crescimento, necessitam de boas pastagens e sal mineral à vontade para o seu adequado desenvolvimento. Um bom manejo nutricional colabora para a eficiência reprodutiva e para a longevidade do touro.

Todos os touros Nelore CFM passam por exame andrológico realizado por especialistas altamente capacitados, sempre em período próximo à comercialização. Além disso, a CFM conduz um programa sanitário rígido para controle de verminoses, prevenção de febre aftosa, brucelose, tuberculose e clostridioses.

O manejo adequado dos touros aumenta sua longevidade e contribui para maximizar o número de descendentes deixados por cada reprodutor na fazenda, trazendo ganhos de produtividade e elevando o retorno sobre o investimento.