CEIP é o documento outorgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) que atesta que o animal em questão se destacou em uma avaliação genética rígida. “Para que um programa de seleção seja autorizado a emitir CEIP, deve ser previamente aprovado pelo MAPA, atendendo a critérios técnicos exientes e utilizando modernas tecnologias de seleção”, ressalta Bento.
Na prática, isso quer dizer que touros CEIP são provenientes de programas de melhoramento profissionais e que sua progênie terá desempenho produtivo acima da média de seu rebanho de origem. E essa superioridade genética é assegurada pela pressão de seleção: somente os cerca de 30% melhores animais da safra podem receber o CEIP.
O primeiro programa de melhoramento genético da raça Nelore aprovado pelo MAPA para emissão de CEIP foi o da Agro-Pecuária CFM, em 1993. Além de pioneira entre os programas CEIP, a CFM se destaca por ser uma das maiores vendedoras de touros do Brasil, tendo produzido mais de 45 mil touros, comercializados para todo o país.
“No dia 18 de agosto, abriremos as vendas de mais uma safra de touros, com a realização do Megaleilão Nelore CFM. Será uma excelente oportunidade de investir em genética Nelore CEIP e levar para a fazenda os melhores touros CFM da safra”, informa Tamires Neto, gerente de pecuária da CFM.