A CFM é líder no fornecimento de touros Nelore CEIP no Brasil, já tendo produzido mais de 44 mil reprodutores ao longo de sua história. Uma seleta parte desses touros segue para centrais de coleta de sêmen, possibilitando o acesso ao melhor da genética CFM a todos os produtores que desejem intensificar seus projetos pecuários.
Os pecuaristas podem encontrar sêmen de reprodutores CFM nas principais centrais do país: ABS Brasil, Alta Genetics, CRV Lagoa, Genex e Semex.
Alta Genetics: “Os principais reprodutores da bateria hoje são CFM Almirante, CFM Cobiçado e CFM Gladiador, touros trabalhados justamente por entregar muito do que o mercado busca: habilidade materna, precocidade, fertilidade, além de peso e rendimento”.
CRV Lagoa: “Nossa bateria tem importantes touros CFM, cada um com suas particularidades de indicação mas, em suma, sempre atendendo à característica mais importante da atividade pecuária, que, sem dúvida alguma, é o ganho de peso. Nesta característica, os líderes são CFM Bárbaro, CFM Consagrado e CFM Diesel”.
Semex: “No portfólio atual da Semex destacamos dois reprodutores: CFM Adonis, touro provadíssimo pela sua progênie, sendo o 9º colocado do Sumário CFM 2020, com destaque para precocidade sexual de novilhas; e CFM Furacão, jovem reprodutor que já expressa todo o seu potencial genético, tendo concluído a prova de sobreano com alto Índice CFM (17,7), e diversas DEP´s TOP 0,1%”.
Genex: “CFM Vulcano agrega muito peso à desmama e ao sobreano; CFM Colosso é uma excelente opção para quem busca melhorar suas matrizes, além de ser indicado para novilhas (peso ao nascer baixo); CFM Duque se destaca em desempenho e carcaça, assim como seu filho, CFM Guardião, um dos mais jovens representantes da genética CFM, que se classificou como TOP 0,1% em sua safra”.
ABS Brasil: “O grande destaque da bateria CFM na ABS Brasil é nada menos do que o atual líder do Sumário CFM: CFM Diferente. Ele entrega todo o pacote de características funcionais com excelência”.
Mercado de genética aquecido em 2020
Os gerentes de produtos Corte Zebu consultados pelo CFM Informa são unânimes em afirmar que 2020 foi um ano de muita valorização da genética de qualidade. Rafael Jorge de Oliveira (Alta Genetics) destaca a valorização do preço do bezerro e da arroba do boi, além da necessidade de reposição de fêmeas, Cassiano Roberto Pelle (CRV Lagoa) acrescenta que as fêmeas também têm sido muito valorizadas, mesmo ainda jovens. Por sua vez, André de Souza e Silva (Semex Brasil) confirma o ótimo momento do segmento Corte Zebu, que avançou 60,29% de janeiro a setembro de 2020. Juliana Ferragute (Genex) entende que esse crescimento do Nelore se deve à necessidade de reposição de matrizes e Gustavo Morales Brito (ABS Brasil) assinala que o aquecimento do mercado decorre da busca por animais de alta produtividade e eficiência.
Contribuição da genética da CFM para pecuária
A CFM trabalha exatamente para contribuir para o aumento da produtividade na pecuária, sempre com foco em indicadores econômicos, investimento que as centrais de genética valorizam muito. “A CFM é um dos criatórios pioneiros quando se fala em melhoramento genético, sempre buscando a máxima eficiência produtiva dos animais”, diz Rafael Jorge de Oliveira (Alta Genetics). “O foco da CFM sempre foi o incremento de produtividade, principalmente com ganho de peso e características maternais”, destaca Cassiano Roberto Pelle (CRV Lagoa). André de Souza e Silva (Semex) valoriza os critérios de seleção visando o aumento de produtividade, como precocidade sexual, ganho de peso e composição de carcaça. “Estamos acompanhando uma demanda crescente pela precocidade sexual das novilhas em rebanhos comerciais e a genética CFM tem esse diferencial”, aponta Juliana Ferragute (Genex). Gustavo Morales Brito (ABS Brasil) concorda: “A CFM seleciona essas características há bastante tempo e entrega resultados ótimos”.