A consultoria Athenagro e o Rally da Pecuária mostram que a produtividade da pecuária aumentou 190% desde 1990. Com cerca de 154 milhões de hectares, a área de pastagens no Brasil ocupa pouco mais de 18% do território do país.
Caso a produtividade não tivesse aumentado, seriam necessários 447 milhões de hectares para produzir a mesma quantidade de carne bovina por ano. “Sem aumento na produtividade, a área de pastagens seria três vezes maior”, constata Mauricio Palma Nogueira, diretor da Athenagro.
As oportunidades de avanço tecnológico e ganho financeiro com a pecuária são enormes”. O especialista enfatiza a importância do investimento em tecnologia na pecuária, com destaque para qualidade genética dos animais, bons pastos e nutrição, controle sanitário, manejo e gestão.
“Na média das últimas quatro edições do Rally da Pecuária, identificamos que a produtividade média da pecuária brasileira ficou em 4,4@/ha/ano. Porém, a produtividade média dos top 10% mais produtivos ficou em 60@/ha/ano no ciclo completo. Trata-se de sistemas com elevado aporte tecnológico, incluindo correção, fertilização e tratos culturais das pastagens, genética, sanidade, reprodução e adequada nutrição dos animais, que serão terminados em confinamento ou semiconfinamento. Aí está o caminho”.