Genômica – a tecnologia em prol de decisões mais seguras

 

Por Thiago Biscegli, gerente comercial de corte da Neogen

 

O que é genômica?

Genômica é a técnica que utiliza informações do DNA de um animal para prever seu desempenho. A análise começa com a retirada de uma amostra de pêlo, sangue, sêmen ou tecido do animal e, a partir dessa amostra, analisa-se o perfil do DNA desse indivíduo, comparando-o aos perfis de DNA de animais com desempenho já comprovado, também conhecidos como população de referência. As diferenças e semelhanças entre o animal analisado e a população de referência permitem uma previsão mais segura do potencial desse indivíduo e do valor genético que ele pode transmitir a sua progênie.

 

Benefícios associados à genômica

Para que a tecnologia traga ganhos à fazenda, é imprescindível que se tome uma decisão a partir dos resultados.

As principais decisões que podem ser influenciadas pela genômica são as que dizem respeito ao melhoramento genético do rebanho: seleção de animais superiores, descarte e acasalamento. Com apoio da genômica, essas decisões ganham enorme confiabilidade: a genotipagem aumenta a chance de acerto nas decisões, mesmo quando se trata de definir a futuro de animais bem jovens, que ainda não entraram em reprodução. Ou seja, a genômica permite ao pecuarista tomar decisões mais acertadas e ágeis, aumentando a velocidade do ganho genético do rebanho.

 

Genômica é só para rebanhos produtores de genética?

Definitivamente não. É uma tecnologia que hoje está acessível para criadores comerciais, permitindo, por exemplo, a melhor seleção de fêmeas jovens para reposição. Essa estratégia, combinada ao uso de reprodutores que também sejam comprovadamente melhoradores, faz com que um rebanho avance muito nos índices zootécnicos.

 

Como ter os melhores resultados?

O maior benefício para os produtores está em genotipar animais JOVENS. Genotipar as novilhas para identificar as fêmeas de maior mérito genético para selecioná-las como reposição, e fazer um melhor acasalamento, é um grande benefício que a genômica pode proporcionar dentro dos rebanhos. Para os machos, o raciocínio é semelhante. Usar touros jovens, que tenham se destacado na avaliação genética e cujas DEPs tragam a elevada confiabilidade da genômica traz muita segurança ao criador.

 

Qual é a melhor idade para genotipar um animal?

Não existe um momento ideal para genotipar um animal. Isso dependerá em grande parte do sistema de produção de cada fazenda. O importante é que os animais sejam genotipados antes de se tomar a decisão de seleção, ou seja, que as novilhas ou touros sejam selecionadas com base no resultado do teste genômico.

 

Parceria CFM e Neogen

A CFM é uma das pioneiras no Brasil no uso da genômica para acelerar os ganhos genéticos de seu rebanho, e oferecer ao mercado animais com garantia de desempenho superior.