Dicas importantes de como reduzir o desperdício

por Antonio Chaker

Algumas dicas simples, mas importantes, contribuem para evitar o desperdício em sua propriedade rural.

– Monitore de perto os recursos: É importante monitorar de perto o uso de todos os recursos da propriedade. Medir, medir e medir. Com o monitoramento, os indicadores serão muito úteis para traçar uma linha de consumo e despesas que a propriedade deve seguir. Caso esses números sejam ultrapassados, o produtor já saberá onde precisa atuar de forma mais intensa para otimizar a produção do seu negócio. Independente de qual seja sua meta de economia, os indicadores que você deve ter como referência são:

  • Faturamento mínimo de R$ 300 mil por funcionário/ano
  • Consumir apenas 25% do faturamento com as despesas fixas
  • Seguir a margem de 35% para cria, 30% ciclo completo e 20% recria-engorda
  • Armazene corretamente os insumos

Outro grande responsável por desperdício na pecuária é o armazenamento indevido de insumos, como alimentos, medicamentos e fertilizantes. Certifique-se de esses itens estejam armazenados em locais onde não haja umidade e não bata luz solar direta. Utilize uma base para deixar os insumos condicionados, evitando deixá-los direto no chão. Isso garantirá que os produtos durem o tempo necessário e evite desperdícios por perca do produto.

– Colha o pasto que se planta: Pior que pasto rapado é pasto passando depois de se ter gasto grandes valores em adubação. Eliminar desperdício é colher da melhor maneira aquilo que se produz de pasto. Adubar e ver o pasto passar é a mesma coisa que plantar soja e colher apenas parte dela. Tenha a correta gestão e o manejo da pastagem, possibilitando o ponto certo de manejo, melhorando assim o GMD e evitando o desperdício.

– Reunião que não toma decisão toma tempo: O tempo das pessoas é um grande insumo que também não pode ser desperdiçado. Atividades improdutivas são um grande gargalo para desperdício de tempo, como reuniões sem objetivos claros, tarefas sem todos os recursos disponíveis e pessoas sem treinamento para execução que acabam aprendendo por tentativa e erro. Quando uma pessoa não recebe a correta orientação, não tem o equipamento adequado, a tarefa demora muito mais para ser executada, e o tempo se desperdiça.

– Uso racional de fontes externas de financiamento: Sabemos que tomar empréstimos e financiamento muitas vezes é necessário para a condução do projeto pecuário com segurança e velocidade. Contudo, nunca podemos esquecer que sobre esse capital pagamos juros, que nem sempre são baratos. Por isso, usar esses recursos com investimentos produtivos (que geram resultado direto) fazem toda a diferença. Tomar um empréstimo para investimentos estruturais que não aumentam a produtividade é desperdício de dinheiro caro.  Recursos bem usados são a chave para um desembolso compatível com a produção e margens satisfatórias. Por isso, fique de olho, seja um “evitador” de desperdícios profissional!