Conab estima produção de carnes em 29 milhões de toneladas

A produção dos três principais tipos de carnes no Brasil está estimada em aproximadamente 29,6 milhões de toneladas em 2023, aponta o quadro de suprimento do produto divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Se confirmado, este será o maior nível da série histórica considerando carne bovina, carne de frangos e carne suína. A Conab também prevê recorde para as exportações, ultrapassando 9 milhões de toneladas. Mesmo com a alta nos embarques, a disponibilidade de carnes no mercado doméstico deve ser elevada em 2,4%, prevista em 20,44 milhões de toneladas, a segunda maior da série.

“O aumento na quantidade de carnes produzidas no país é um dos fatores que sustenta a tendência de queda nos preços ao consumidor. Muito da deflação registrada vem da carne, que está mais barata para o consumidor”, destaca o presidente da companhia, Edegar Pretto.

A produção de bovinos representa cerca de 9 milhões de toneladas. O aumento já era esperado devido ao ciclo pecuário, quando há maior abate de fêmeas e consequente elevação na oferta de carne no mercado. As exportações estão projetadas em 2,91 milhões de toneladas – redução de 3,3% se comparado com o registrado no ano passado, impactado pelos embarques mais lentos no início de 2023.  Já a disponibilidade do produto no mercado doméstico apresenta incremento de 8,6%, chegando a 6,23 milhões de toneladas.