Investir na genética ideal impacta positivamente o negócio por muitos anos. A CFM preparou quatro recomendações para ajudar os pecuaristas a fazerem boas compras e incrementarem o resultado econômico da fazenda:
- Escolha reprodutores avaliados em programas de seleção confiáveis. Afinal, sem dados, é impossível escolher o touro ideal. O programa de seleção da CFM é o maior programa individual de melhoramento genético de Nelore no Brasil. Toda a avaliação genética do rebanho CFM é realizada pelos geneticistas José Bento Ferraz e Joanir Eler, da FZEA-USP (Pirassununga), há 28 anos, empregando as mais avançadas tecnologias aplicadas ao melhoramento animal.
- Escolha touros com base nas necessidades específicas da sua fazenda. Que características têm maior impacto no seu resultado? Após responder a essa questão, busque touros com altas DEPs (Diferenças Esperadas na Progênie) para as características desejadas, seja ganho de peso, fertilidade, precocidade sexual, qualidade de carcaça ou outro indicador zootécnico. A CFM seleciona seus reprodutores com base em indicadores econômicos de desempenho. Apesar de cada touro ter DEPs para mais de uma dezena características, as mais relevantes dentro do programa da CFM são: Peso à Desmama, Ganho de Peso pós Desmama, Peso ao Sobreano, Precocidade Sexual, Musculosidade e Perímetro Escrotal.
- Escolha touros que tenham sido selecionados a pasto. Afinal, é nesse ambiente que eles terão de trabalhar e também é a pasto que seus filhos deverão ganhar peso e se desenvolver. Todos os touros produzidos pela CFM são criados e recriados a pasto. São animais altamente adaptados a esse ambiente e que não requerem tratamento especial dentro da fazenda.
- Dê preferência a touros certificados pelo CEIP. Reprodutores com CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção) se destacaram em uma avaliação genética extremamente rígida. Apenas os cerca de 30% melhores machos nascidos em cada safra podem receber CEIP, ou seja, é a certeza de levar para a fazenda genética da cabeceira de programas de seleção profissionais. A CFM foi o primeiro programa de seleção da raça Nelore aprovado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para emissão de CEIP. Desde então, vende somente reprodutores certificados, ou seja, genética comprovadamente superior.