CFM é destaque no Sumário Paint Consolidado

A Associação Paint acaba de lançar o Sumário Paint Consolidado 2022, publicação que objetiva integrar as avaliações genéticas de diversos programas da raça Nelore. Os programas participantes são: CFM, Aliança, ANCP, IZ, Paint e ABCZ.

Os resultados mostram a força da genética CFM. Os touros da CFM ocupam algumas das principais posições entre os melhores reprodutores do país.

De acordo com os critérios priorizados pelo Paint (Índice Paint), 4 entre os 20 melhores reprodutores de toda a avaliação são da CFM, com destaque para CFM Encontro (4ª posição).

Em termos de ganho de peso, a liderança da CFM é incontestável.

Para ganho do nascimento à desmama, CFM Bárbaro é o 1º colocado, seguido por CFM Vulcano na 2ª posição. Dos 20 melhores reprodutores para essa característica, 5 são da CFM.

Para ganho de peso pós-desmama, os quatro melhores touros da avaliação são da CFM: CFM Bárbaro (1º), CFM Eleito (2º), CFM Fabuloso (3º) e CFM Diferente (4º). CFM Encontro vem logo a seguir, na 6ª posição.

Para conformação de carcaça ao sobreano, mais uma vez a genética CFM se destaca: CFM Bárbaro é o 1º colocado, seguido por CFM Eleito na 2ª posição. Dos 20 melhores touros para essa característica, 5 são da CFM.

“Esses resultados nos enchem de orgulho e mostram que o trabalho da CFM segue atendendo às exigências da pecuária moderna, com foco nos resultados econômicos”, comenta Tamires Miranda Neto, gerente de pecuária da CFM.

“Ter touros CFM entre os melhores da raça é um mérito que começa no campo, com manejo bem feito e coleta de dados rigorosa. E, claro, não podemos deixar de citar o papel importantíssimo dos geneticistas da FZEA-USP, José Bento Ferraz e Joanir Pereira Eler, que conduzem a avaliação genética da CFM há 28 anos”, completa Neto.

O programa de seleção da CFM surgiu em 1980 e desde então se destaca pelo uso das mais avançadas tecnologias aplicadas ao melhoramento animal, sempre em busca de tornar a raça Nelore mais fértil, precoce e produtiva.