Central Bela Vista cuida da qualidade do sêmen dos reprodutores CFM

A CFM tem atenção especial a todas as etapas que envolvem a produção de genética Nelore melhoradora. O uso intenso de reprodutores jovens, aqueles que se destacaram em sua safra e representam o mais recente fruto de décadas de seleção, é uma das estratégias utilizadas pela CFM para acelerar o melhoramento genético.

“Todos os anos, escolhemos cerca de 8 touros jovens, os melhores dentre mais de 4.000 machos avaliados, para coleta de sêmen e uso na estação de monta seguinte. A coleta de sêmen desses reprodutores é de responsabilidade da Central Bela Vista, parceira da CFM desde 2016”, destaca Tamires Neto, gerente de pecuária da CFM.

A qualidade do sêmen é um item essencial para o sucesso da estação reprodutiva. Para cuidar da qualidade desse insumo básico na produção, a CFM confia no trabalho oferecido pela Central Bela Vista, responsável pela coleta, análise de qualidade e industrialização do sêmen.

“Aqui na Bela Vista fazemos o serviço completo. Atendidas todas as normas sanitárias que antecedem as coletas, iniciamos o trabalho com os reprodutores. Coletamos o sêmen em nossa área de produção e enviamos para laboratório para avaliações de motilidade, vigor, concentração e análise de patologias espermáticas. Aí o sêmen é congelado e, no dia seguinte, fazemos o descongelamento e análise de motilidade e vigor. Somente o sêmen aprovado em todos esses parâmetros é enviado para os clientes”, explica o zootecnista Pedro Araújo, gerente de operações da Central Bela Vista.

“Temos muito orgulho em ser parceiros da CFM, uma marca forte, consolidada, líder na comercialização de touros. Sabemos muito bem a responsabilidade que temos e agradecemos a CFM pela confiança nos nossos serviços”, completa Pedro.

“A CFM tem parceria com empresas líderes, como a Bela Vista, especialistas em suas áreas de atuação. Essa confiança nos dá tranquilidade para focar no melhoramento genético porque sabemos que a qualidade do sêmen dos nossos touros está garantida”, diz Tamires Neto.

A Central Bela Vista tem propriedade de 130 hectares em Botucatu, SP. “O local é ideal em termos de clima e altitude”, informa Pedro Araújo. A empresa é especializada na prestação de serviços para fornecedores de touros e centrais de genética. “Aqui os touros são reis”, brinca Pedro, destacando a preocupação com o manejo nutricional e sanitário.

A Bela Vista tem capacidade para atender 850 reprodutores e segue em expansão. A empresa acaba de adquirir uma fazenda para aumentar a produção de milho para silagem e feno. Há negociação para compra de outra propriedade para ampliar ainda mais a capacidade da oferta de insumos. A Bela Vista também prepara para os próximos meses a realização de prova de Consumo Alimentar Residual e terá área específica para preparação de reprodutores para venda em leilão.

Mais informações: Central Bela Vista