Ação da chuva no suplemento mineral pode provocar desperdícios e reduzir a qualidade do produto! Entenda como evitar essas perdas.

Os elementos minerais são essenciais para todos os animais, devido à sua participação no funcionamento de muitos processos bioquímicos no organismo. A subnutrição mineral tem impacto produtivo e econômico e é importante destacar que as forrageiras tropicais apresentam baixa concentração desses nutrientes e não são capazes de suprir as exigências para a produção animal adequada.

A escassa disponibilidade de certos minerais pode resultar em redução de atividades, como a digestão da fibra da forragem e a síntese de proteína, reduzindo a quantidade de nutrientes necessários para a produtividade do animal. “A deficiência de minerais pode levar à redução da imunidade, falhas reprodutivas, baixo desempenho e até a morte em casos mais severos. Portanto, o pecuarista deve estar atento ao balanceamento dos suplementos minerais para alimentação de bovinos de corte durante todo o ano”, explica João Benatti, gerente de Produto para Ruminantes da Trouw Nutrition.

Além disso, com a suplementação mineral correta e uso de tecnologias, o boi ganha mais peso em menos tempo. João dá o exemplo dos aditivos ionóforos, como é o caso da narasina, que altera o padrão de fermentação ruminal dos animais, melhorando a digestibilidade dos nutrientes e promovendo maior produção de energia.

No entanto, suplementos minerais podem apresentar perdas no campo devido à ação da chuva, que leva ao emblocamento do produto. Isso acontece, já que alguns elementos que os compõem, em especial o cloreto de sódio e outros sais, são substâncias higroscópicas (absorvem água) com alta tendência de empedramento por recristalização de sua superfície. Benatti reforça que outro problema é a lixiviação (carreamento) de alguns minerais, promovendo desequilíbrio no suplemento e consumo irregular dos nutrientes.

“Cobrir e proteger o cocho são fundamentais para manter a qualidade da mistura e, assim, evitar desperdícios e menor consumo pelos animais. Entretanto, mesmo que a suplementação ocorra em fazendas com boa infraestrutura, onde há proteção contra as chuvas, há chance de que os suplementos minerais tenham contato com a água. E nesses casos, os prejuízos são imediatos”, alerta o gerente da Trouw Nutrition.

Garantir a disponibilidade e a integridade do sal mineral impactam diretamente na produtividade. A Trouw Nutrition conta com BellMais NA Dry, suplemento mineral aditivado com a tecnologia Dry e também com narasina. Enquanto o ionóforo promove maior ganho de peso, a tecnologia Dry protege o suplemento da umidade e da chuva, mantendo o sal sempre farelado e seco. “O pecuarista pagou pelo sal e a correta concentração de nutrientes. A tecnologia Dry veio para garantir que o sal se mantenha intacto, sem a perda de nutrientes”, completa Benatti.

Ele reforça que os pecuaristas estão buscando novidades e informação, ainda mais para um tipo de produto que historicamente tem baixo investimento por parte da indústria. “Conseguimos agregar tecnologia em suplementação mineral que representa parte significativa dos custos de uma fazenda”, complementa João.