Em 2023, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) completa 50 anos. Fazendo um balanço desse período, em artigo publicado no Anuário Asbia de Genética Bovina 2023, Antonio do Nascimento Ferreira Rosa, chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, comenta: “O balanço ao longo dos 50 anos é, simplesmente, sem paralelo no mundo! Nosso rebanho mais do que dobrou, passando de 107 para 224,6 milhões de cabeças. As idades de primeira cria e de abate foram reduzidas em cerca de 40%, saindo de 4-5 para 2,5 a 3 anos, enquanto o peso das carcaças evoluiu de 199 para 248 kg!”.
Segundo Antonio Rosa, esse progresso possibilitou ao país sair da condição de importador para a posição de maior exportador mundial de carne bovina.
“A despeito do complexo ambiente atual vivido pelo mercado, em função de aumento de custos de produção e do achatamento de preços da arroba do boi gordo, o cenário futuro é favorável, em médio prazo. Em primeiro lugar, pela demanda mundial de carne bovina, que continua e deve aumentar; pelos custos competitivos de nossa pecuária, conduzida, predominantemente, em pastagens; e pelos recursos naturais e extensão territorial do país que nos permitem a criação das mais diversas raças, com possibilidade de atendimento dos mais simples aos mais exigentes mercados”, complementa Antonio Rosa.