Trinta anos atrás, a CFM foi o primeiro programa de seleção da raça Nelore a receber o aval do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para emissão do CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção), chancela oficial aos programas de genética bovina efetivamente melhoradores.
Desde então, todos os touros comercializados pela CFM são certificados, o que significa que se destacaram em uma rígida avaliação genética e pertencem à cabeceira da safra, contribuindo para o sucesso da pecuária brasileira.
“Só recebem CEIP os cerca de 30% melhores machos de cada safra. Por isso, quem compra touros com CEIP leva para sua propriedade genética comprovadamente melhoradora”, diz Tamires Miranda Neto, gerente de pecuária da CFM.
O CEIP é uma importante conquista dos programas de melhoramento pois valoriza a avaliação genética e a seleção baseada em medidas objetivas. “Na CFM, desde o início do programa de melhoramento em 1980, apostamos na seleção baseada em desempenho, com foco em características de valor econômico para a pecuária, como ganho de peso, fertilidade, precocidade e qualidade de carcaça. E o CEIP só veio contribuir para tornar nosso programa de seleção ainda mais profissional”, acrescenta Tamires Neto.