Mais uma etapa do programa de seleção da CFM está próxima de ser concluída, com a análise das informações dos mais de 4 mil machos Nelore CFM nascidos em 2018, pelos professores José Bento Ferraz e Joanir Eler, da USP Pirassununga. Os dados dos animais, coletados do nascimento ao sobreano, estão sendo processados e, em breve, serão incluídos na base de toda a avaliação genética do rebanho CFM.
“Essa fase é decisiva para identificação dos novos touros da safra, que serão comercializados a partir do Megaleilão Nelore CFM (dia 6 de agosto de 2020, em São José do Rio Preto/SP; e dia 7 de agosto, nas Fazendas São Francisco [Magda/SP] e Lageado [Aquidauana/MS])”, informa Tamires Miranda Neto, gerente de pecuária da CFM.
A CFM comercializa somente os cerca de 30% melhores machos da safra, cumprindo as exigências do Certificado Especial de Identificação e Produção (CEIP), emitido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que comprova que os reprodutores são realmente melhoradores.
Avaliação Genética CFM
A avaliação genética nada mais é que o cálculo de DEPs (diferenças esperadas na progênie) a partir do processamento de todos os dados coletados. Essas DEPs têm grande valor, pois expressam o patrimônio genético que um animal tem para transmitir para seus filhos, servindo de guia para todo o programa de seleção e, especialmente, para a escolha dos futuros reprodutores.
Apesar do conceito ser simples, a predição do valor genético requer a aplicação de modelos complexos, capazes de considerar toda a matriz de parentesco entre os animais do rebanho. Ciente da complexidade da tarefa e da importância de contar com as técnicas mais avançadas, a CFM delega a avaliação genética de seu rebanho aos professores da USP Pirassununga há mais de 25 anos.