GENÉTICA CFM

As avaliações da safra 2023 estão em ritmo acelerado. A equipe técnica da CFM finalizou as medições de campo. Machos e fêmeas nascidos em 2023 foram pesados, medidos para altura, perímetro escrotal (machos) e avaliados para conformação, musculosidade, precocidade, umbigo e ossatura. Os dados de campo são reunidos com os dados genômicos, mais as informações da avaliação de desmama, e enviados para a equipe do GMAB, da FZEA/USP, liderado pelo prof. José Bento S. Ferraz.

Na etapa seguinte, os geneticistas da FZEA/USP processam a avaliação genética e fornecem os dados para a equipe da CFM voltar para o campo para iniciar o aparte dos candidatos a touros, que devem estar, obrigatoriamente, entre os cerca de 30% melhores machos da safra, premissa do CEIP – Certificado Especial de Identificação e produção.

Segundo o gerente de pecuária da CFM, Tamires Miranda Neto, as avaliações de sobreano são um momento chave para a safra. “A avaliação de sobreano é o momento que vai definir o futuro do animal. Se ele se desenvolveu bem, demonstrou seu potencial genético tanto na balança como nas avaliações visuais, ele vai se classificar entre os melhores 30% da safra, poderá ser comercializado como touro nos leilões da CFM em 2025”.