Fazenda Fortaleza une precocidade a forte ganho de peso

A Fazenda Fortaleza (Grupo GS4), de Três Lagoas (MS), é cliente da CFM há 17 anos. Os resultados são excelentes em diversos índices zootécnicos, com destaque para o peso ao desmame e ganho de peso dos animais a pasto.

O gerente de pecuária da CFM, Tamires Miranda Neto, e o professor José Bento Ferraz (USP-Pirassununga) – responsável pela avaliação genética dos touros Nelore CFM – foram à propriedade acompanhar o resultado da genética CFM no rebanho do grupo. Destaque para as bezerras recém desmamadas, a reposição da fazenda, que tiveram média de 250 kg. A Fazenda Fortaleza produz suas bezerras a pasto, apenas com o leite materno e sal mineral.

Nagib Asseis, gerente da fazenda, reconhece a importância da CFM dentro da genética do rebanho do grupo, trazendo aumento na precocidade sexual e ganho de peso a pasto, produzindo animais bem desenvolvidos. Ele faz questão de mostrar os bons resultados da genética CFM, num vídeo com 326 bezerros desmamados com 275 kg a pasto, compartilhado com a equipe da CFM durante a visita.

Segundo o gerente, “A vacada tem escore corporal muito bom, desmamando os machos com 260 kg e as fêmeas com 240 kg. Além disso, estamos muito satisfeitos com a fertilidade das fêmeas: as novilhas apresentam taxa de 94% de prenhez, e no geral temos 85%”.

O capataz Fabrício Rosa Cunha, destaca a docilidade dos touros Nelore CFM. Ele assinala que tal docilidade é transmitida para os bezerros: “Isso facilita muito todo o manejo da fazenda. As crias nascem pequenas, como desejado, e ganham muito peso, muito rápido, comprovando a qualidade genética”.

O professor José Bento aproveitou a visita para conferir no campo o resultado dos dados calculados pela sua equipe de geneticistas, “Os resultados são excelentes e mostram que a genética CFM entrega o que promete”.