
Na última semana de abril, foram realizados dois importantes eventos do agronegócio brasileiro. A Agrishow (Ribeirão Preto – SP) – maior feira agrícola da América Latina – mostrou sua pujança ao atrair 197 mil visitantes para ver as novidades de 800 expositores. Na Expozebu (Uberaba – MG), o palco foi dos bovinos zebuínos, com destaque para a raça Nelore, que levou 1.100 animais.
Em termos de negócios, a Expozebu deu-se melhor. Com o crescimento da demanda global por carne bovina, a genética brasileira é cada vez mais valorizada. Como resultado, os 41 leilões da exposição movimentaram R$ 254,6 milhões. Esse resultado é 27% superior ao total faturado em 2025 (R$ 200,2 milhões).
Já a Agrishow teve resultado em vendas 22% inferior a 2025. Segundo os organizadores, foram R$ 11,4 bilhões neste ano contra R$ 14,6 bilhões. Os agricultores estão receosos em investir devido ao custo do crédito e, mais do que isso, preocupados com o aumento dos custos, como dos fertilizantes, que têm 90% das matérias-primas importadas.