O Índice CFM é a fórmula matemática que rege a seleção da CFM. Das 11 características avaliadas, a CFM selecionou 4 de maior importância econômica, ou seja, aquelas que se refletem diretamente nos índices produtivos de uma propriedade pecuária. Após uma série de estudos, foram atribuídas as porcentagens de participação de cada uma das 4 características no Índice CFM.

Desta forma, o Índice CFM é composto em 20% por cada uma das DEPs de Peso à Desmama, Musculosidade e Perímetro Escrotal e em 40% pela DEP de Ganho de Peso da Desmama ao Sobreano:

ICFM = 20%PD + 40%GP + 20%PE + 20%Musc

Por meio deste Índice, a CFM estabelece o ranking de seus animais, determinando os 30% melhores reprodutores de cada safra para emissão do Certificado Especial de Identificação e Produção (CEIP).

No Índice CFM, são levadas em conta as características de ganho de peso, carcaça, fertilidade e precocidade. Escolhendo animais com maiores Índices CFM, o usuário de genética CFM adquire reprodutores equilibrados, com alto potencial genético para incrementar a produtividade da fazenda e a rentabilidade do negócio.