Afinal, o que é DEP?

DEP, ou Diferença Esperada na Progênie, é um número que reflete a diferença de desempenho que a progênie de um touro terá em relação à de outros reprodutores, dentro da mesma população. Por exemplo, se um touro tem DEP 10 para peso à desmama, isso quer dizer que seus filhos terão, em média, 10 kg a mais que os demais bezerros no momento da desmama.

Na prática, as DEPs são a melhor maneira de expressar o patrimônio genético que um animal tem para transmitir para seus filhos, tornando possível identificar os reprodutores com potencial efetivamente melhorador.

Vale lembrar, no entanto, que não podemos comparar DEPs de animais testados em programas diferentes. Como foi explicado, a DEP é um valor relativo, que depende da população usada como referência. É possível que um animal com DEP zero em um programa seja melhor que um touro DEP 10 de outro programa. Por isso, na hora de fazer a reposição de touros da fazenda, é importante avaliar as DEPs de cada animal, mas também procurar saber a qualidade do rebanho no qual o touro foi avaliado.

Outra informação relevante é que, muitas vezes, quando um touro Nelore CEIP é usado em um rebanho comercial, sua progênie apresenta desempenho ainda melhor do que as DEPs indicavam. Isso ocorre porque a população de referência em um rebanho CEIP tende a ter índices zootécnicos superiores aos de um rebanho comercial. Nesse caso, por exemplo, um touro CEIP de DEP 10 para peso à desmama pode ter filhos, em média, 15 ou 20 kg acima dos demais bezerros do rebanho em que foi usado.

O Programa de Seleção Nelore CFM, iniciado em 1980, foi pioneiro no uso DEPs para estimativa de valores genéticos, sempre com foco em melhorar as características de maior impacto econômico na atividade. Com o avanço tecnológico e a adoção da genômica, a avaliação genética da CFM se tornou ainda mais acurada e confiável, trazendo DEPs de mais de uma dezena de características para que os pecuaristas possam escolher, com extrema segurança, os touros que melhor atendem seus objetivos.