Brasil supera os EUA como o maior exportador de commodities do agro no mundo

O Brasil é o maior país exportador de commodities agropecuárias e agroindustriais, superando os Estados Unidos. Porém, nosso país ainda está longe de alcançar os norte-americanos nas exportações totais do agronegócio, que tem valor 7,5 vezes maior nas especialidades de alto valor adicionado. Esta é a informação principal do relatório publicado pelos especialistas Victor M. Cardoso, Leandro Gilio, Marcos S. Jank e Lirya Pioli, do Insper Agro Global.

O estudo mostra que o agronegócio brasileiro vem expandindo as exportações de produtos agropecuários de forma acelerada, principalmente após eventos como a guerra comercial entre a China e os EUA, a pandemia da covid-19 e a eclosão da guerra entre a Rússia e a Ucrânia. “Em diversas commodities, como carne bovina, soja, algodão e suco de laranja, entre outras do agro, o Brasil já é o maior país exportador do mundo, considerando apenas países, e não blocos econômicos como a União Europeia. Nessa categoria, desde 2023 o Brasil superou os EUA, seu maior concorrente no comércio internacional de alimentos”.

O estudo do Insper Agro Global mostra que considerando apenas os produtos classificados como commodities agropecuárias e agroindustriais (commodities do agro), as exportações brasileiras atingiram US$ 137,7 bilhões em 2024. O montante posicionou o Brasil como o maior fornecedor mundial dessa classe de produtos, superando os americanos em US$ 14,4 bilhões no mesmo ano. As exportações do complexo soja e de milho pesaram contra o agronegócio americano, uma vez que condições climáticas adversas afetaram a produção americana, diminuindo os embarques dos EUA dessas commodities a um nível inferior ao de 2022. Enquanto essas exportações americanas recuaram 14%, as brasileiras expandiram em 5,7% entre 2022 e 2023, resultado de duas safras recorde de grãos subsequentes no período. Já em 2024, tanto as exportações americanas quanto as do brasileiras registraram queda nessa classe de produtos. O estudo completo pode ser acessado no link: EUA x Brasil.pdf