Pode parecer meio óbvio afirmar que o principal objetivo de uma fazenda de cria é produzir bezerros saudáveis e bem nutridos, mas ter essa informação de maneira clara na nossa mente irá facilitar o entendimento da importância dos cuidados com a vaca ao longo de todo o ano – é o que nos informa a zootecnista Simone Garcia, mestre em Qualidade e Produtividade Animal pela FZEA-USP.
Esses cuidados com as vacas não devem ser somente em fases especificas, como durante a estação de monta, mas durante o ano todo para obter melhores índices reprodutivos.
Para os que não sabem, a estação de monta é um período específico do ano em que os manejos reprodutivos são realizados. Na prática, define-se alguns meses do ano para expor as femeas à reprodução, colocando-as em contato com touros e/ou realizando protocolos de inseminação artificial.
Na fazenda, a escolha do período da estação de monta não deve ser definida com base em recomendações genéricas. Isto significa que o produtor deve entender sua fazenda sob a ótica da disponibilidade de pastagem e condições climáticas, para então definir os melhores meses de estação.
De forma geral, realizar a estação de monta em períodos com clima favorável e com boa disponibilidade de pastagem tem favorecido o estado nutricional dos animais e o momento de nascimento dos bezerros, beneficiando os resultados produtivos (quilo de bezerro desmamado por vaca exposta).
No Brasil ainda é comum vermos propriedades que não fazem estação de monta (o que pode ser motivo de espanto para alguns). Para justificar a importância de sua adoção na fazenda, seguem algumas vantagens:
- Favorecer a mensuração e controle dos índices reprodutivos: ao controlar a reprodução dos animais em uma estação de monta, é possível maximizar a taxa de prenhez, aumentando a produção de bezerros na fazenda.
- Concentrar manejos: ao concentrar a reprodução em uma estação de monta, o manejo dos animais se torna mais fácil e eficiente, controlando o estresse dos animais e aumentando a produtividade da fazenda. Além disso, os animais nascidos tendem a ser mais uniformes em termos de idade e tamanho, facilitando o manejo.
- Com planejamento nutricionaladequado e manejo eficiente das matrizes e dos bezerros, é possível reduzir as perdas reprodutivas, aumentando a eficiência do sistema de cria.
- Melhor aproveitamento dos recursos: ao concentrar a estação de monta em períodos de boas condições climáticas e disponibilidade de pastagem, é possível otimizar o uso dos recursos disponíveis na fazenda.
- Ganhos genéticos: ao controlar a reprodução em uma estação de monta, é possível selecionar os melhores animais para a reprodução, obtendo bezerros com melhor qualidade genética e produtiva.
- Maior rentabilidade: ao aumentar a produtividade e eficiência do sistema de cria, a adoção de uma estação de monta pode resultar em maior rentabilidade para a fazenda de cria.
Cabe destacar que, para garantir o sucesso da estação de monta e obter altas taxas de prenhez, é fundamental que os animais estejam em boas condições nutricionais e sanitárias.
Texto adaptado pela equipe da CFM, leia na íntegra em https://agroceresmultimix.com.br/blog/planejar-agora-proxima-estacao-de-monta/