Produtores rurais estão otimistas com o futuro do agronegócio

width=1110

Ser produtor rural é um orgulho para 91% dos entrevistados pela 7ª Pesquisa Hábitos do Produtor Rural, iniciativa da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA). O estudo ouviu 2.835 pecuaristas e agricultores de 15 estados. Trata-se do maior e mais completo levantamento do perfil do empresário rural.

A pesquisa também mostra que 68% dos produtores estão otimistas com o futuro do agronegócio no país, enquanto apenas 13% estão pessimistas com os rumos da atividade – nesse caso, muito por causa da instabilidade da economia brasileira como um todo.

“O produtor rural é um forte e tem paixão pelo que faz”, destaca Jorge Espanha, presidente da ABMRA. “Esse sentimento fica ainda mais nítido após o resultado do PIB do 1º trimestre do ano, que cresceu 1% devido à agropecuária”.

A pesquisa da ABMRA apresenta outros dados importantes sobre o perfil do produtor rural brasileiro. Um dado positivo é a maior presença dos jovens e mulheres na gestão das propriedades rurais. Enquanto a idade média dos gestores caiu 3%, a presença feminina em funções de decisão mais que dobrou na comparação com a pesquisa de quatro anos atrás, chegando a 31%. Além disso, um em cada cinco produtores tem formação superior. Agronomia e veterinária são as profissões mais comuns, seguidas por administração e zootecnia.

Entre os hábitos de mídia, a pesquisa mostra a manutenção da televisão como veículo-líder, seguida pelo rádio, que apresentou crescimento de 7% nos últimos quatro anos. Jornais e revistas vêm perdendo espaço na preferência dos produtores rurais, enquanto as mídias sociais ganham território.