Genética CFM é valorizada pela Nova Agropecuária

A Nova Agropecuária tem quatro propriedades no estado do Mato Grosso dedicadas à pecuária de corte, onde trabalha com ciclo completo (cria, recria e engorda), também com gado comprado de terceiros, além de contar com dois confinamentos. A empresa é parceira de longa data da CFM, adquirindo reprodutores Nelore no Megaleilão.

Há quatro anos, a Nova Agropecuária concluiu um extenso trabalho de avaliação de desempenho do plantel em termos de ganho de peso e precocidade. O resultado dos animais de genética CFM foi excelente e a empresa passou a comprar somente touros Nelore CFM para cobertura de suas fêmeas.

O médico veterinário Alann Gustavo Casotti de Leão, da Nova Agropecuária, explica que o sistema de produção a pasto da CFM garante que os animais selecionados nessas condições tenham rusticidade e rápida adaptação nas diversas regiões do Brasil, inclusive no Centro-Oeste. “Fazemos exame andrológico todos os anos e os touros da CFM são extremamente longevos. Temos touros CFM com quase 14 anos, íntegros e trabalhando bem na região norte de Mato Grosso, onde é extremamente quente”, explica.

A primeira compra de touros Nelore CFM foi feita pela Nova Agropecuária no Megaleilão de 2005. A partir de então, a CFM tornou-se parceira da propriedade. “Sempre que os touros CFM chegam à fazenda já seguem para estação de monta. Eles se adaptam muito rápido, mesmo jovens, aos cerca de 2 anos de idade. Esses touros entram na estação de monta com a mesma relação touro:vaca de 1:25 dos touros adultos”, informa Alann.

A cada ano, também aumenta a quantidade de novilhas com genética CFM compondo a reposição do rebanho da Nova Agropecuária. E isso tem se refletido positivamente na prenhez geral do gado.

“Observamos na avaliação ginecológica que aumenta a quantidade de fêmeas aptas à monta no início da estação conforme elevamos a proporção de filhas de touros CFM. Em 2011, a participação de novilhas prontas para reprodução era de 30%; em 2017, já foram 80%”, diz o médico veterinário da Nova Agropecuária. “A qualidade dos touros é repassada para as crias. É o que todo projeto pecuário valoriza”.

Gerente de pecuária da CFM, Tamires Miranda Neto, visitou a Nova Agropecuária (Nova Bandeirantes, MT) para acompanhar de perto o desempenho dos touros Nelore CFM bem como suas produções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *